2009

Nesse ano, os integrantes do Grupo Teatro Ritual, agora um quarteto atores, se “dividem” para desenvolver trabalhos autorais dentro do “Projeto Solo Ritual”, espetáculos solos com base nos princípios do Teatro Essencial, da mímica e do trabalho de clown. Cada ator cria um espetáculo com a concepção colaborativa de todos os demais integrantes do Grupo. Os espetáculos são: “Tudo Serto” com Jô de Oliveira; “Prelúdio” com Nando Rocha; “Dark Joana” com Ilka Portela e “I Believe” com Pablo Angelino.

No V Encontro de Atores Criadores, devido à falta de verba, não há espetáculos nacionais ou internacionais e o grupo resolve transcender a ideia e o formato eventual de um Festival para um conjunto de ações continuadas de intercâmbio. Com os companheiros goianos, o grupo lança o Manifesto do Teatro de Grupo Contemporâneo em Goiás e promove discussões sobre fomento das produções locais, fórum com especialistas de outros festivais como Eid Ribeiro e Zé Alex, workshop com Matteo Bonfitto e palestra sobre Plínio Marcos com Kiko Barros, seu filho. O Grupo Teatro que Roda se apresenta com o inesquecível e ousado “Das Saborosas aventuras de Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança”, o Grupo Zabriskie com o infantil “Segredos”, o Grupo Arte e Fatos com “Balada de um Palhaço” e o Grupo Bastet com “A História é uma História”.

Estreia do “Cabaré Ritual Teatro Bar”, onde cenas curtas e performances cômicas são apresentadas num ambiente descontraído de comes, bebes, shows e discotecagens- tudo no menu! O Grupo recebe convidados especiais e faz homenagens. Entre os convidados  figuram como apresentadores as duplas: Adriana Veloso e Wellington Dias, Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto do Grupo Zabriskie e Sandra Santiago e Tiago Moura do Grupo Bastet. Nas atrações musicais estão o grupo Vida Seca, a cantora Cristiane Perné e o cantor Gustavo Veiga. Homenageados: Grupo Teatro Exercício, Grupo Arte e Fogo e  Grupo Trupicão. Também participam com performances os atores Leleco Dias, Bruno Peixoto, Gleik Lino e Sandro Freitas. Sandro Di Lima aparece no vídeo em rápida entrevista.

< Voltar