2017

Acontece uma reformulação na equipe do Espaço Sonhus e uma reforma para melhor recepção de público no mesmo. Com a reinauguração do Café Qorpo Santo, o mesmo passa a se chamar Casa de Chá e Café Qorpo Santo, criado para receber apreciadores de arte enquanto desfrutam de comidas e bebidas diferenciadas, além de oferecer um novo espaço co-working para visitantes e região.

Estreia da peça A Fantástica Máquina Humana no Sesc Centro, dirigida pelo diretor Fernando Rocha. Com a estreia comentada por muitos, o Grupo Sonhus Teatro Ritual faz todo domingo durante o mês de setembro, a temporada de apresentação do espetáculo além de serem convidados para apresentação do mesmo na 16° Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo).

Em comemoração aos 80 anos do Colégio Lyceu Goiânia, o Grupo Sonhus Teatro Ritual se junta com alunos da eletiva de teatro e cria o espetáculo LYCEU 8.0. Com direção de Fernando Rocha e coordenação de Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores, a estreia é feita no dia 27 de novembro durante a comemoração do aniversário do Lyceu Goiânia.

Ocorreu o lançamento do livro O Ritual do Ator em Grupo, escrito pelo autor Fernando Rocha, que analisa a construção de uma cultura de grupo. Com uma turnê municipal, o livro foi divulgado em várias faculdades, locais e cursos, sendo reconhecido e chamado para divulgações externas, como no 4° Festival Aldeia Diabo Velho e no Festival Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas) em Natal (RN).

Apresentações de vários espetáculos do repertório Grupo Sonhus Teatro Ritual acontecem durante todo o ano. Q.Q.ISS?! no 4° Festival Aldeia Diabo Velho, Travessia Kanü-Shi no XV Goiânia em Cena e novas cenas criadas para apresentações vinculadas a divulgação do curso técnico de teatro que o Grupo planeja juntamente com o corpo diretivo do Colégio Lyceu Goiânia para 2018.

Em 2017 o reencontro do Grupo Sonhus Teatro Ritual com o importante bailarino de Butoh Tadashi Endo se fez. Integrando o seu tour pelo Brasil e compondo a programação do Projeto Se Oriente Goiás, realizado pelo Grupo Sonhus Teatro Ritual, Tadashi Endo vem a Goiânia para ministrar o Workshop de Dança Butoh MA, no Espaço Sonhus.

O Espaço Sonhus, projeto do Grupo Sonhus Teatro Ritual em parceria com o Lyceu de Goiânia e Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), foi reconhecido e premiado este ano com o Prêmio Buritis, oferecido pela Secretária Municipal de Cultura de Goiânia, pelo destaque e contribuição à arte e cultura da cidade.

Espírito Santo passa pela maior crise de segurança do estado. É realizada uma greve geral nacional contra cortes em benefícios de seguridade social e mudanças nas leis trabalhistas pelo governo Michel Temer. Manifestantes incendeiam a sede do Ministério da Agricultura em Brasília em meio a pedidos pelo impeachment ou renúncia do presidente Michel Temer por suspeitas de corrupção. O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sendo assim conhecido como o primeiro presidente do Brasil a ser condenado criminalmente desde a promulgação da Constituição de 1988.

< Voltar