Espaço Sonhus e novidades na programação de Maio 2017

O Grupo Sonhus Teatro Ritual por meio de parceria realizada com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e Colégio Lyceu de Goiânia, torna pública a agenda de eventos a serem realizados no mês de maio no Espaço Sonhus.

O Espaço Sonhus está cheio de novidades nesse mês de maio a começar com o relançamento do site do Grupo Sonhus www.teatroritual.com que uma de suas paginas é dedicada ao Espaço Sonhus e exibira a sua programação. E o Café Cultural Qorpo Santo será reinaugurado com nova decoração e cardápio. E uma novidade o café terá um Espaço Coworking (local de trabalho compartilhado) com internet Wifi, além disso contará com programações culturais no ambiente do café como o “Café Filosófico Qorpo Santo” e o “Sarau Qorpo Santo”.

O Grupo Sonhus Teatro Ritual tem a honra de trazer em sua sede para a realização de um Workshop de Butoh MAMU um dos mestres da dança Butô Tadashi Endo. Em 2008 o Grupo Sonhus teve a oportunidade de fazer um curso com Tadashi na Alemanha que contribuiu com o processo de criação do espetáculo Travessia Parte II da Trilogia Travessia. Endo é coreógrafo e bailarino da dança contemporânea japonesa Butô, diretor do Butoh-Center MAMU e do Butoh-Festival MAMU. Nasceu em 1947, em Pequim, no Japão. Em 1973 a 1976 iniciou seus estudos em direção teatral, assim tendo mais contatos com as técnicas ocidentais com o Instituto Max Reinhardt Seminar, em Viena. A partir de 1982, começou a fazer performances de dança com grandes músicos do jazz, como: T. Kondo, A. Takase, M. Sato, K. Umezu, St. Lacy, C. Bauer, P. Kowald, G. Sommer, U. Gumpert , G. Gebbia, Gunter Hampel. Em 1989 conheceu Kazuo Ohno em um curso, no qual Tadashi nem lembrava de ter se inscrito e, a partir de então, começaram uma parceria que se estendeu por muitos anos. Em 1992, fundou o Butoh-Center MAMU na cidade de Göttingen, uma cidade universitária alemã.

 

No dia 2 às 20 horas o Grupo Bastet realizara um ensaio aberto do espetáculo “Valente” solo do Ator Thiago Moura com direção de Miqueias Paz após a apresentação terá um bate papo com o publico.

O CineClube Bandidas em parceria com o Espaço Sonhus fara suas exibições no Cine Sonhus uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. Dia 5 às 19:00 horas com entrada franca onde será exibido um filme logo após terá um debate

Descobrir “o que é que o Goiano tem’’ é o objetivo do show “Os Novos Goianos” produzidos pela Muvuca Produções vem mostrar os novos talentos musicais que a terra do pequi, da empada e da pamonha, tem para nos apresentar, Dia 05 às 20 horas. Em um formato intimista como as rodas de samba do Rio, porém, doce e singelo com os doces de Cora Coralina. Eles irão apresentar músicas autorais e dar um rolê com Os Novos Baianos, que foram a insPIRAÇÃO para esse novo projeto que acaba de aterrissar na terra das águas límpidas do meia ponte. Atrações Brunno Moreno, Tayna Janaina, Luca Augusto, Aninha Teles, Átin e Gabriel Azambuja.

Todo primeiro domingo de cada mês às 17horas que nesse mês será dia 07 temos um encontro marcado com os forrozeiros de Goiânia no Forró Du Sonhus com Jeferson Leite e Trio Gavião. Esse traz a atmosfera rural dos bailes nordestinos em simbiose com os elementos urbanos e o bom humor de quem sempre trabalha com o que gosta, revela-nos Jeferson Leite (CE) em seu Forró de Rabeca. Revivendo os forrós de latada, é acompanhado pela bateria rítmica nordestina: Zabumba, Pandeiro e Triângulo, o Trio Gavião. No calor da dança se misturam percussão, rabeca, pedais de guitarra, versos de cordel e muito suor. Encontro certo com a boa musica brasileira!

Dia 11 Sarau Qorpo Santo às 20 horas com palco aberto para declamação de poesia e apresentações musicais acústicas. Evento será feito na área do Café Cultural Qorpo Santo e contará com poetas convidados

Dia 18 Café Filosófico Qorpo Santo às 20 horas. Esse evento acontecerá uma vez por mês no Café Cultural Qorpo Santo e nessa primeira edição terá como atração o Dr. Jose Amorim – Filosofo Clínico e o Professor de Filosofia Marcelo Gabriel que a partir da obra de Nietzsche vão abordar a vida como obra de arte e “Como Se Torna Aquilo Que Se É”.

 Santo ciço, uma tragédia que conta a história de fé de uma das maiores personalidades brasileiras, Padre Cícero Romão Batista ou simplesmente “Padim Cíço”, assim conhecido pelos sertanejos que até hoje permanece no imaginário popular. Este homem cheio de controvérsias trouxe à cidade de Juazeiro-CE uma nova esperança para o sertão esquecido pelas autoridades da época. O espetáculo traz a estrutura dramatúrgica da tragédia grega, onde o herói sofre as consequências punitivas dos deuses, aqui Cícero suporta os castigos dos homens que usam o nome de Deus, por apenas acreditar que o sangue que saía da boca de uma das beatas, Maria de Araújo, era o sangue de Jesus Cristo, este teria sido seu erro, crer na manifestação do Salvador? Assim o foi, pois dali foi julgado e condenado a excomunhão da igreja que desde a infância lutou para servir e hoje, após 170 anos de sua morte, aguarda o resultado do inquérito sobre a sua beatificação. Esse espetáculo da Cia Teatral H2O de Brasília será apresentado nos dias 19, 20 e 21 às 20 horas.

   Grupo Gwaya – Contadores de Histórias apresenta a “História Sapeca Levada da Breca”, no dia 25, às 9 e às 14 horas – palavra Gwaya é originária do Tupi Guarani e significa: “irmãos, companheiros, pessoas que pisam o mesmo chão e que lutam pelo mesmo ideal”, no caso do Grupo Gwaya, o ideal que reúne seus integrantes é o gosto pela leitura e a dedicação ao trabalho de divulgação da literatura e de formação de novos contadores. O Grupo Gwaya realiza sessões de contação de histórias em escolas públicas e particulares, creches, hospitais, eventos…, também, trabalha na formação de novos contadores de histórias (professores, profissionais liberais, adolescentes, crianças), por meio de cursos, oficinas e vivências, realizando, ainda, sessões de histórias temáticas ora, tendo como foco um autor específico, ora, um gênero literário. O Grupo Gwaya é composto por professores da Universidade Federal de Goiás, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Secretaria de Estado da Educação de Goiás e da comunidade em geral.

 

“Pensamentos Nus” espetáculo dirigido por Lua Barreto será apresentado nos dias 26, 27 e 28 surgiu como um livro de poemas e fotografias. O livro inspirou a performance que será apresentada por artistas de circo, de teatro, de dança e da música, juntamente com o lançamento do livro. A performance utiliza diferentes técnicas e envolve acrobacias de solo e em tecido acrobático, trapézio e outros aparelhos circenses. Indicação: Maiores de 18 anos.

Workshop de Butoh MAMU com Tadashi Endo – Japão/Alemanha que será realizado no Espaço Sonhus nos dias 27,28 e 29. O bailarino de Butoh Tadashi Endo completa 70 anos de vida e 15 anos de uma relação afetiva e criativa com o Brasil nesse ano de 2017. O artista se apresentou ao redor do país e compartilhou sua experiência e seu espaço de trabalho com diversos artistas brasileiros. E em comemoração ele esta em turnê no Brasil. E o Grupo Sonhus Teatro Ritual dentro do projeto Se Oriente Goiás traz Workshop de Butoh MAMU para Goiânia. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma – o estar entre. Através de um mínimo de movimento ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança. Workshop com Tadashi

Para os alunos do Lyceu terá as Sestas Culturais, evento que acontece diariamente justamente na hora da sesta, após o almoço entre 12h30 às 13h20. Nas segundas e quartas podem apreciar o melhor do cinema as seções do Cine Sonhus, já nas terças é dia de teatro, com peças do repertorio do Grupo Sonhus, nessas ocasiões os alunos tem a oportunidade de ver as peças já consagras e algumas vezes têm o privilegio de serem os primeiros a assistirem um espetáculo novo, e nas quintas e sextas, é dada uma oportunidade dupla, pois nesses dias grupos de música, teatro e dança de Goiânia trazem ao nosso teatro, espetáculos que circulam pelas casas da cidade, então grupos e alunos tem essa o oportunidade de interação. Esses espetáculos são somente para os alunos do Lyceu.

As eletivas aconteceram todas sextas às 07h30, às disciplinas de Teatro e Cinema serão ministradas pelos professores que compõe a equipe do Grupo Sonhus e algumas outras utilizaram as salas do Espaço Sonhus.

Cursos e Oficinas:

Curso de mimica e teatro físico da ELMIT – Escola Latino Americana de Mimica e Teatro Físico ministrado pelos atores do Grupo Sonhus nas terças e quintas das 19 às 22 horas. Mais informações na secretaria do Espaço Sonhus ou no telefone 3225-2013

O Grupo Quest Klop de dança de rua esta com o projeto Buscando a Batida com aulas de House dance das 17h às 18h e Hip Hop das 18h às 19h, nas segundas e quartas. As aulas trabalham dinâmicas, treinos, sequencia coreográfica, teorias e disciplina, são abertas ao publico em geral sem restrição de idade. O aluno contribui com R$5,00 mensais e as inscrições estão abertas.

Nas terças e quintas às 19 horas o instrutor Bernardo Monteiro esta ministrando aulas gratuitas de Tai Chi Chuan e as inscrições estão abertas.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Espaço Sonhus das 08 às 22 horas.

 

Ensaios

O grupo de dança urbana Quest Klop esta realizando seus ensaios nas segundas e quartas entre 19h e 20h30min.

A Cia 41Cinquenta vai utilizar uma das salas de ensaio nas sextas-feiras entre 18h30min e 21h para preparar um novo espetáculo.

Grupo Plenluno Teatro. todas as terças e sextas do mês de maio, das 19:30hs ás 22:00hs.

Grupo Quihica todas as terças do mês de maio das 19 as 21 horas

Editais de Pautas:

Esta aberta às solicitações de pautas para apresentações para o publico em geral ou para os alunos do Lyceu dentro do projeto Sesta Cultural.  E também para uso das salas de treinos, para ensaios de espetáculos. Os artistas e produtores interessados podem solicitar qualquer um desses tipos de pautas através do e-mail [email protected]

Programação de Maio

Dia 2 terça-feira

Evento: Ensaio Aberto do Espetáculo “ Valente”

Horário: 20:00

Sinopse: o Grupo Bastet realizara um ensaio aberto do espetáculo “Valente” solo do Ator Thiago Moura com direção de Miqueias Paz após a apresentação terá um bate papo com o publico.

Dia 5 sexta-feira

Evento: Cine clube Bandidas 

Horário: 19:00

Sinopse: O CineClube Bandidas em parceria com o Espaço Sonhus fara suas exibições no Cine Sonhus uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. Dia 5 às 19:00 horas com entrada franca onde será exibido um filme logo após terá um debate

Dia 5 sexta-feira

Evento: Os Novos Goianos

Horário: 20:00

Sinopse: Descobrir “o que é que o Goiano tem’’ é o objetivo do show “Os Novos Goianos” produzidos pela Muvuca Produções vem mostrar os novos talentos musicais que a terra do pequi, da empada e da pamonha, tem para nos apresentar. Atrações Brunno Moreno, Tayna Janaina, Luca Augusto, Aninha Teles, Átin e Gabriel Azambuja.

Dia 7 domingo

Evento:  Forró Du Sonhus

Horário: 17:00

Sinopse: Todo primeiro domingo de cada mês às 17horas que nesse mês será dia 07 temos um encontro marcado com os forrozeiros de Goiânia no Forró Du Sonhus com Jeferson Leite e Trio Gavião.

Dia 11 quinta-feira

Evento: Sarau Qorpo Santo

Horário: 20 horas

Sinopse: Sarau Qorpo Santo às 20 horas com palco aberto para declamação de poesia e apresentações musicais acústicas. Evento será feito na área do Café Cultural Qorpo Santo e contará com poetas convidados

Dia 18 quinta-feira

Evento: Café Filosófico Qorpo Santo 

Horário: 20:00

Sinopse: Esse evento acontecerá uma vez por mês no Café Cultural Qorpo Santo e nessa primeira edição terá como atração o Dr. Jose Amorim – Filosofo Clínico e o Professor de Filosofia Marcelo Gabriel que a partir da obra de Nietzsche vão abordar a vida como obra de arte e “Como Se Torna Aquilo Que Se É”.

Dias 19, 20 e 21 sexta, sábado e domingo

Evento: Santo Ciço (Brasília – DF)

Horário: 20:00

Sinopse: Esse espetáculo da Cia Teatral H2O de Brasília é uma tragédia que conta a história de fé de uma das maiores personalidades brasileiras, Padre Cícero Romão Batista ou simplesmente “Padim Cíço”, assim conhecido pelos sertanejos que até hoje permanece no imaginário popular. Este homem cheio de controvérsias trouxe à cidade de Juazeiro-CE uma nova esperança para o sertão esquecido pelas autoridades da época.

Dia 25 quinta

Evento: : Grupo Gwaya – História Sapeca Levada da Breca

Horário:   1ª Sessão:  às 9h e, 2ª Sessão às 14h.

Sinopse: O Grupo Gwaya realiza sessões de contação de histórias em escolas públicas e particulares, creches, hospitais, eventos…, também, trabalha na formação de novos contadores de histórias (professores, profissionais liberais, adolescentes, crianças), por meio de cursos, oficinas e vivências, realizando, ainda, sessões de histórias temáticas ora, tendo como foco um autor específico, ora, um gênero literário. O Grupo Gwaya é composto por professores da Universidade Federal de Goiás, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Secretaria de Estado da Educação de Goiás e da comunidade em geral.

Dia 26, 27 e 28 sexta, sábado e domingo

Evento: Pensamentos Nus

Horário: Sexta e sábado 21 horas e domingo às 20 horas.

Sinopse: surgiu como um livro de poemas e fotografias. O livro inspirou a performance que será apresentada por artistas de circo, de teatro, de dança e da música, juntamente com o lançamento do livro. A performance utiliza diferentes técnicas e envolve acrobacias de solo e em tecido acrobático, trapézio e outros aparelhos circenses. Indicação: Maiores de 18 anos.

Dia 27, 28 e 29 sábado, domingo e segunda – feira

Evento: Workshop com Tadashi

Horário: 8:00

Sinopse: Workshop de Butoh MAMU com Tadashi Endo – Japão/Alemanha. O bailarino de Butoh Tadashi Endo completa 70 anos de vida e 15 anos de uma relação afetiva e criativa com o Brasil nesse ano de 2017. O artista se apresentou ao redor do país e compartilhou sua experiência e seu espaço de trabalho com diversos artistas brasileiros. E em comemoração ele esta em turnê no Brasil. E o Grupo Sonhus Teatro Ritual dentro do projeto Se Oriente Goiás traz Workshop de Butoh MAMU para Goiânia. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma – o estar entre. Através de um mínimo de movimento ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança. Workshop com Tadashi

Programação da Sesta Cultural

Dias 2, 9, 16 e 30

EspetáculoA Fantástica Maquina Humana” do Grupo Sonhus.

Dia 4 e 19

 Performance do dançarino Ismarley Hip Hop

Dia 5

Dance no Almoço com DJ Iury Mariano

Dia 12

Performance da atriz Nayara

Dia 3, 8, 10, 15, 17, 29 e 31

Cinema Cineclube  Petrry Litlle Liars  ep. Do 5 ao 11

Contato Espaço Sonhus
Telefone: (62) 3225-2013

Endereço: Rua 21, n.º 10, Setor Central – Lyceu de Goiânia

< Voltar