Apresentação – Dia Internacional do Teatro

A Cia de Teatro Gustav Ritter, preparou esse final de semana uma programação para comemorar o Dia Internacional do Teatro (21/03) e nos convidou para a abertura desse grande evento que homenageia as manifestações de arte teatrais.

Às 17h do dia 23/03 (sexta-feira) o evento tem com sua abertura a nossa participação apresentando cenas do nosso repertório. E durante todo o evento, o lançamento do livro “O Ritual do Ator em Grupo” do autor Fernando Rocha, exposto para todos presentes.

GRUPO SONHUS TEATRO RITUAL

O Grupo Sonhus Teatro Ritual foi fundado em 1996, na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. É coordenado pelos atores-pesquisadores Nando Rocha, Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores, além de outros componentes da equipe de produção, equipe técnica e criativa. Desenvolve uma linguagem própria com base em procedimentos e técnicas do teatro físico, da mimica, da dança contemporânea, da arte do palhaço, das danças populares dramáticas e do teatro-dança ocidental e oriental.

Os espetáculos costumam ser frutos de longos processos criativos, muitas vezes com diretores convidados como colaboradores na montagem de novos espetáculos. O Grupo surgiu em ambiente educacional, no Lyceu de Goiânia, e esse fato marcou a continuidade de sua trajetória, interferindo na estética, na ética e nos princípios de todas as ações e produções promovidas pelo Grupo, sempre interligadas direta ou indiretamente num processo de elaboração da experiência artística, tanto na formação de outros artistas e na formação de novos apreciadores da arte cênica.

LIVRO “O RITUAL DO ATOR EM GRUPO” do autor Fernando Rocha

Uma leitura indispensável para artistas de teatro, estudiosos das artes cênicas e todos que queiram conhecer um pouco mais sobre a construção da cultura de grupo e suas especificidades. O Ritual do Ator em Grupo tece um estudo de conceitos e abordagens presentes em um processo de edificação e manutenção artística de um grupo de teatro, especificamente no que concernem seus processos criativos e de treinamento, manutenção e desenvolvimento de sua linguagem e da arte de seus atores.  Fernando Rocha o autor, ao analisar a construção de uma cultura de grupo, toma como objeto seu próprio grupo de teatro, o Sonhus Teatro Ritual, consolidado com uma carreira construída sobre uma base onde os integrantes vivenciam intensas experiências de relacionamento que podem ser comparados a um relacionamento familiar. O trabalho traz enfoque no ritual de treinamento e preparação do ator em sua reeducação física, espiritual, ética, poética, corporal, vocal, mental, de forma holística e continuada. O autor nos convida generosamente para uma visita em sua casa, seu grupo, seu lar, compartilhando verdadeiros tesouros descobertos nesses longos anos de construção e trajetória.


Venham comemorar conosco esse dia tão importante. Via o teatro!

< Voltar