Curso Técnico de Teatro

INTRODUÇÃO

O processo dramático estabelecido pela atuação se faz presente em todas as nossas relações sociais, no âmbito pessoal e profissional e é considerado um dos mais vitais para os seres humanos. Visto que este “pode ser observado em cada sociedade civilizada, variando de acordo com o desenvolvimento da civilização” (COURTNEY, 2003.p.135). A imaginação criativa é característica essencial do homem, esta, o capacita para interagir com o meio onde vive, superar suas limitações físicas e mentais distinguindo-o dos outros animais. O jogo do imaginar, imitar, “se colocar no lugar de”, “fazer de conta que”, nos auxilia a compreender situações novas até internalizá-las como uma experiência que irá somar em nosso acumulo de experiências vividas que por sua vez, constituem um repertório de opções que irão mediar nosso comportamento em sociedade.

O teatro ajuda no desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida. Também nos auxilia particularmente a nos localizar no mundo em que vivemos, o papel que exercemos ou que queremos exercer em nossa vida, em nossa sociedade, devido a sua característica de aproximar o particular e o universal da experiência humana. Seu caráter de criação e inovação também o aproxima e o faz apontar para o conhecimento cientifico, técnico e filosófico, se distinguindo das outras modalidades do conhecimento humano por sua qualidade da comunicação por meio de síntese subjetiva de significações elaboradas e compostas por imagens poéticas expressas por sua visualidade, sonoridade e oralidade, corporeidade, além dos textos literários que estabelecem uma ponte interdisciplinar entre linguagens. Por fornecer forma e densidade à experiência de perceber, sentir e pensar, ao criar imagens internas que se combinam para representar essa experiência, a faculdade imaginativa está presente em qualquer processo do saber, seja científico, artístico ou técnico.

O teatro utilizado no ensino sempre esteve presente, em nosso caso com os jesuítas, era única metodologia, usada para aprendizagem e doutrinação, assim como a dramaticidade, a representação e a espetacularidade na sociedade também se fazem presentes nas cerimônias, rituais religiosos ou ações sociais.
O estudo do teatro não se restringe apenas a experiência estética com a criação artística, há também a necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana, como produto das culturas e parte da História da humanidade. Suas significações históricas e suas diferentes funções sociais refletem como o homem utilizou o teatro para organizar o pensamento e promover a reflexão sobre as suas atitudes e comportamentos de acordo com cada período histórico, o surgimento de técnicas e o desenvolvimento da sociedade. O estudo do teatro então pode contribuir para a compreensão da importância de sua característica essencial de atuação e dramatização para ampliar sua capacidade de estudo e reflexão sobre a produção de sentido, raciocínio e arte, aplicadas tanto no campo estritamente artístico como na vida em sociedade de maneira ampla.

O curso técnico em Teatro do Lyceu de Goiânia, por meio de uma instrumentalização prática e teórica na arte do ator e em técnicas complementares ao trabalho teatral como a escrita, a caracterização e a ambientação física espacial, expressos pela dramaturgia, o figurino, a maquiagem, a cenografia, a iluminação e a sonoplastia, objetiva formar atores aptos a trabalharem nos diversos campos disponíveis ao profissional das artes cênicas e nos bastidores e produção de espetáculos, shows e eventos diversos, mas também um profissional consciente de seu papel integrado à sociedade enquanto pensadores aptos a dialogar por meio da criação artística com diversas questões individuais e coletivas vivenciadas em nossa atualidade, em nossa contemporaneidade. Com esta diversidade de opções de atuação presentes no curso, o aluno técnico em Teatro poderá formar seu pensamento a respeito do teatro, a arte e a sociedade, a partir de suas próprias pesquisas e de sua experiência, podendo escolher após o curso entre os caminhos apresentados durante seu aprendizado, um campo direto de atuação imediata no mercado de trabalho ou de aprofundamento em sua formação acadêmica, configurando em ambas escolhas a edificação de uma carreira profissional.

Tempo Integral

O Curso Técnico em Teatro do Lyceu de Goiânia será oferecido em período integral juntamente com os componentes da formação integrada ao ensino médio com a base comum e diversificada, podendo ser concluído em seis semestres.

O primeiro ano se dedica a formação básica do ator e a situar os alunos historicamente e também espacialmente, trazendo um discernimento acerca do espaço físico em que atuam. Irão expandir seus conhecimentos históricos a respeito dos atores, tendo uma compreensão antropológica desse ofício, ampliando assim seu entendimento sobre o papel do ator na sociedade, além da experiência pratica em sua preparação corporal e vocal, instrumentalizando os alunos com técnicas para a conscientização de seu uso e o amparo técnico para sua potencialização de sua atuação e improvisação, fornecendo a criação de um repertório de conhecimento a fim de propiciar reflexões sobre suas diversas possibilidades de aplicação e de pesquisa. A compreensão espacial e o uso da cenografia criando e dando sentido dramático ao ambiente também terá importância nesse primeiro ano. Haverá também a montagem do primeiro espetáculo no curso realizado e apresentado como um exercício cênico completo, possibilitando para muitos deles o primeiro contato com essa experiência de atuar diante de uma plateia, além da vivencia de todo o trabalho envolvido na preparação de um espetáculo teatral.

No segundo ano do curso, amplia-se a formação básica iniciada no primeiro ano, no sentido de proporcionar aos alunos a expansão de suas habilidades desenvolvidas no campo da atuação e da compreensão do oficio do ator. São acrescidos agora elementos utilitários por parte do ator e da expressão teatral, sendo complementares de toda a ação cênica, elementos técnicos como a maquiagem se juntam ao conhecimento técnico e antropológico básico do trabalho do ator, e a iluminação e a sonoplastia veem complementar o estudo sobre o espaço cênico, acrescendo-os de luminosidade e som. A história da dramaturgia também vem complementar a história do ator vista no ano anterior, preenchendo de conteúdo e imaginação as narrativas do atuante. Um segundo espetáculo deverá ser montado já com o acréscimo desses novos conhecimentos, aprofundando e amadurecendo a experiência dos alunos.

No terceiro e último ano, aprofunda-se ainda mais na formação básica do ator em sua capacidade de uso da expressão integral com corpo, voz e improvisação diante de seu repertório ampliado visando uma excelência artística. Acrescenta por fim a pesquisa e a produção cultural como meios de empreendedorismo e inserção no mercado cultural. A última montagem de espetáculo no curso já poderá ser tida como uma vitrine para esse mercado, podendo apresentar outras dimensões de escopo e visibilidade resultantes da aplicação dos conhecimentos aprendidos no componente de produção cultural. No trabalho de Conclusão de Curso, os alunos poderão escolher as linhas de trabalho com as quais mais se identificaram no decorrer do curso, podendo propor pesquisas independentes com o enfoque que mais lhe interessaram nos três anos.

O campo de trabalho do profissional técnico em Teatro formado pelo Lyceu de Goiânia é amplo, podendo trabalhar em grupos e companhias teatrais já existentes ou fundando novas, atuar nos palcos e também no cinema, televisão e em campanhas comerciais publicitarias, também nos bastidores como técnico em iluminação, em sonoplastia e sonorização, em maquiagem profissional ou cenotécnico. Pode se tornar um produtor cultural de eventos culturais ou corporativos, elaborar projetos para editais ou captar recursos para projetos culturais junto ao empresariado. Pode também dar continuidade aos seus estudos ingressando numa graduação na área podendo também se tornar um professor, um pesquisador e crítico do teatro.

Objetivo Geral

  • Tornar-se um centro de referência, gerador de desenvolvimento do Teatro, especialmente do trabalho de ator e da formação de técnicos, produtores e demais auxiliares da realização teatral, contribuindo para a evolução cultural, artística, social, econômica e política do Estado e do país;
  • Oferecer uma formação artística e humanística para que o aluno-artista considere seu papel de agente cultural, artístico, social e político;
  • Criar, através dos espetáculos realizados com os alunos, um ponto de intersecção entre as atividades de pesquisa, ensino e aprendizagem e difusão desse trabalho para a sociedade.
    Objetivos Específicos
  • Oferecer, através do Curso Técnico em Teatro a formação de um profissional familiarizado com as diferentes linguagens cênicas/teatrais, bem como os diversos sistemas geradores de signos do fenômeno teatral, apto a atuar de maneira prática e com habilidade técnica para sua concretização;
  • Formar um profissional preparado para exercer a função de ator, pesquisador, maquiador, iluminador, sonoplasta, cenotécnico, produtor cultural no campo das Artes Cênicas e/ou em linguagens afins, como o cinema e a televisão;
  • Oferecer ao aluno um campo contextual dos elementos componentes das manifestações espetaculares da Cultura Brasileira, bem como para os elementos técnicos e criativos específicos presentes no imaginário brasileiro e suas configurações;
  • Desenvolver a consciência e o estudo das tradições culturais brasileiras em constante diálogo com outras culturas;
  • Possibilitar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos técnicos e expressivos aliados à formação teórica e à prática cênica proporcionando uma visão do fenômeno teatral como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística inovadora e transformadora;
  • Capacitá-lo para o desenvolvimento e aplicabilidade técnica de suas habilidades criativas aliado à sua compreensão teórica e critica.

Metas do Curso

Curso Técnico: Receber por ano e formar, 35 alunos.
Montagem de Espetáculos: Desenvolver ao menos 01 (um) Projeto anual.

OUTRAS ATIVIDADES DO CURSO

Além das atividades curriculares, os alunos poderão ser incentivados a participarem de mostras de exercícios cênicos (semestralmente), como forma de culminâncias do trabalho desenvolvido durante o semestre e também de fórum de debates teóricos e participação em eventos da área realizados na cidade.
Projetos de Iniciação Científica também poderão ser incentivados através de seminários em metodologia de criação e pesquisa artística.

É ainda importante destacar a valiosa parceria com o Grupo Sonhus Teatro Ritual