Comemoração de 80 anos Colégio Lyceu Goiânia

Alunos e professores do Colégio Lyceu Goiânia programam eventos para comemoração de 80 anos. No dia 29 novembro, ocorre no Colégio Lyceu e Espaço Sonhus em vários horários, programações em comemoração aos 80 anos do prédio da rua 21.

Em 1937 foi transferido para Goiânia o Colégio de Pedro II, fundado na Cidade de Goiás o mesmo se viu comprometido em seu local natural por ter na maioria estudantes de funcionários estaduais, naquela época, remanejados para Brasília, a nova capital escolhida para o Brasil. Como o governo não visava sustentos de faculdades e colégios públicos aglomerados em uma só cidade, a reorganização para o colégio que viria a se chamar Lyceu, foi feita.

Com um nome que remete a escola filosófica fundada por Aristóteles, e lugares de ensino, após algumas reformas ortográficas onde a letra y poderia ser desconsiderada do alfabeto, a palavra Lyceu fica como nome próprio para designar o ambiente escolar ao qual referimos hoje como Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia, ou como a maioria o chama Colégio Lyceu de Goiânia.

Atualmente, o Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia mantem sua estrutura pedagógica no prédio tombado como patrimônio público na rua 21 do setor Central. Sua infraestrutura tem como referência traços da art déco, movimento artístico com características geométricas, elegantes e funcionais que embelezam a urbanização contemporânea.

As histórias e acontecimentos que rondam esse famoso e solene alicerce são contadas e retratadas de maneira familiar. Reformas para recepção de eventos grandiosos como a Casa Cor em 2009, lugar de protesto e voz ativa para alunos e cidadãos que querem ser vistos e ouvidos por seus governantes, local para propagação de estudo, cultura e mestria reconhecida por portais famosos da internet como formador de nomes memoráveis, vem sendo atacado por uma breve fome de militarização estudantil.

Com a taxa de criminalidade elevada em certos pontos de Goiânia, setores particulares que pedem a implantação de melhor segurança para a convivência pública acha favorável a militarização de um espaço construído para a educação em sociedade pública.

Aprendizado, cultura, suor e até porque não dizer sangue, está a ameaças públicas de se enrijecer e perder sua miscigenação histórica de 80 anos. É por isso que convidamos todos os cidadãos de Goiânia, ex-alunos, professores, funcionários e familiares para festejar conosco esses importantes caminhos trilhados durante todos os anos, de forma a propagar o conhecimento necessário que falta ao nosso redor!

PROGRAMAÇÃO

Período Matutino

08h – Abertura – Hino Nacional

8h10 – Espetáculo Lyceu 8.0 com alunos do teatro do Lyceu, equipe Espaço Sonhus e a participação especial do Coro Ciranda da Arte.

09h30 – Café Comunitário

10h – Culto Ecumênico

10h25 – Composição da Mesa – Discurso

11h – Parabéns ao Lyceu de Goiânia – 80 anos

Exposição de objetos Históricos do Lyceu de Goiânia (durante todo o dia)

Período Vespertino (aberto ao público geral)

13h30 – Palestra com o artista plástico Amaury Menezes

14h – Apresentação Cultural – Dança – dos alunos dos 2º e 3º anos em homenagem ao Lyceu.

15h – Oficina com a Equipe da Legião de Escritores.

15h15 – Apresentação Banda Marcial.

15h30 – Exposições: Professor Doutor Henrique Lima Assis; Aluno Pedro Dantas; Artista Plástica e Professora de Arte do Lyceu de Goiânia – Edenize Ribeiro; Artística dos alunos do Lyceu de Goiânia.

16h30 – Apresentação Musical – Banda The Darkness.

Dias 27, 28 e 29 às 19h Espetáculo LYCEU 8.0 com alunos de teatro do Lyceu e equipe Espaço Sonhus. Aberto ao público. Limite de 50 pessoas. Entrada Franca

SERVIÇO

Aniversário Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia

Quando: 29 de novembro de 2017

Onde: Rua 21, 10 – St. Central, Goiânia – GO

Horário: A partir das 08h

Entrada franca

Mais informações: (62) 3212-4355

Esperamos vocês!

< Voltar