O Grupo

O Grupo Sonhus Teatro Ritual foi fundado em 1996, na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. É coordenado pelos atores-pesquisadores Nando Rocha, Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores, além de outros componentes da equipe de produção, equipe técnica e criativa. Desenvolve uma linguagem própria com base em procedimentos e técnicas do teatro físico, da mimica, da dança contemporânea, da arte do palhaço, das danças populares dramáticas e do teatro-dança ocidental e oriental.

Os espetáculos costumam ser frutos de longos processos criativos, muitas vezes com diretores convidados como colaboradores na montagem de novos espetáculos. O Grupo surgiu em ambiente educacional, no Lyceu de Goiânia, e esse fato marcou a continuidade de sua trajetória, interferindo na estética, na ética e nos princípios de todas as ações e produções promovidas pelo Grupo, sempre interligadas direta ou indiretamente num processo de elaboração da experiência artística, tanto na formação de outros artistas e na formação de novos apreciadores da arte cênica.

Desde 2005 promove anualmente o “Encontro de Atores Criadores” com workshops, palestras, debates e apresentações de artistas referenciais, com a participação de artistas de renome nacionais e internacionais. A partir de 2011, também desenvolve um trabalho social de formação como Ponto de Cultura através de seu projeto “Vila das Artes”, incentivando o empreendedorismo nas artes do teatro, cinema, e nos bastidores da arte. Em sua trajetória realizou diversos intercâmbios com artistas nacionais e internacionais, tendo circulado pelo Brasil e outros países, seja em atividades criativas com colaboradores internacionais ou apresentando seu repertório de espetáculos.

Desde 2011 publica também a Revista Encontro Teatro, onde difunde suas pesquisas artísticas e de diversos pesquisadores nacionais e internacionais referencias nas artes cênicas, especialmente na área do teatro, da dança e da mímica. Em 2013 lançou o Espaço Sonhus, um projeto de residência artística em atividade no Lyceu de Goiânia, localizado no Centro da cidade, de cooperação mútua com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

O Grupo Sonhus Teatro Ritual completou 20 anos de existência em 2016, já esteve em 8 países pelo mundo, mais de 20 cidades brasileiras e coleciona prêmios, espetáculos e o encontro com muita gente que tem passado por suas plateias ou por suas atividades de formação, como em seus treinamentos, oficinas e cursos.

ESPETÁCULOS   EXPOSIÇÃO 2016



Atores

NANDO ROCHA

Ator, diretor, produtor e professor de Teatro, Nando Rocha é um dos fundadores do Grupo Teatro Ritual, Licenciado em Artes Cênicas na universidade Federal de Goiás, e mestre em teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Sua experiência como ator começa de forma autodidata, lendo teorias e praticando teatro nos palcos, aprendendo diante do público, até estudar com o diretor e professor Sandro de Lima no CEFET/GO em 1998, com quem expandiu suas referências e fontes. A partir daí não parou de pesquisar e investir em sua formação. Em viagens para Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Este na Itália, Gottingüen na Alemanha, Lisboa em Portugal, Madri na Espanha, Japão, EUA, Colômbia e Argentina participou de workshops e assessorias com grandes mestres e continua mantendo intercâmbio e participando de cursos, workshops e oficinas. Foi professor de teatro por 10 anos no Colégio Lyceu de Goiânia, ministrou diversas oficinas, workshops e projetos de montagem de espetáculos em especial na Faculdade Cambury (2003) e no Centro Cultural Martim Cererê (1999-2005), além de colecionar vários prêmios em sua carreira artística. Hoje atua como diretor do Grupo Sonhus Teatro Ritual e do Espaço Sonhus (sede do Grupo).

PABLO ANGELINO

Ator, diretor, produtor, professor e um dos fundadores do Grupo Sonhus Teatro Ritual. É licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e realiza pesquisas nas artes do corpo, desenvolvendo diversas produções teóricas e práticas no grupo e com alunos da rede pública de ensino. Sua pesquisa gira em torno principalmente da energia das danças populares tradicionais brasileiras contribuindo com o trabalho do ator, projeto que pretende investir em sua tese de mestrado. Atua no país há mais de 19 anos na área de teatro, realizando apresentações em mostras, concursos e festivais, conquistando importantes prêmios. Realizou intercâmbio com diversos mestres renomados do Brasil e do mundo, dentre eles está Tadashi Endo, Eugênio Barba, Julia Varley, Roberta Carreri, Yoshito Ohno, Natsu Nakajima, Joan Laage, Luis Louis, Victor de Seixas, Pepe Nunes, Matteo Bonfitto, dentre outros que foram de grande importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de atuação relacionadas às linhas de pesquisa do Grupo Sonhus Teatro Ritual. Teve a oportunidade de viajar a 8 países e mais de 20 cidades brasileiras fazendo intercâmbios e apresentações de espetáculos. Hoje atua como coordenador do Espaço Sonhus (sede do grupo), onde desenvolve pesquisas práticas, montagens de espetáculos, promove eventos e trabalhos sociais de imenso valor sócio-político-cultural.

JÔ DE OLIVEIRA

Atualmente é graduada em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), integrante do Grupo Sonhus Teatro Ritual onde participa como atriz, pesquisadora, produtora, elaboração de projetos, professora, e é uma das coordenadoras do Espaço Sonhus (sede do grupo). Compõe o elenco dos principais espetáculos do grupo que estão em cartaz atualmente, além de um espetáculo solo chamado Tudo “S”erto, onde desenvolve técnicas de clown, mímica e teatro físico. Participou de diversas produções locais como curadora e coordenadora, dentre as principais estão: Encontro de Atores Criadores; Mercado das Artes; Semente, Flor e Espinho; Bienal do Teatro Físico; Mostra Solo Cerrado e Expo 20 Anos de Teatro Ritual. Participou de diversos cursos, workshops e assessorias, viajando por 3 países e diversos estados brasileiros, estabelecendo contatos e desenvolvendo suas habilidades artísticas com grandes mestres nacionais e internacionais, dentre os principais nomes com quem trabalhou estão: Yoshito Ohno (Japão), Natsu Nakagima (Japão), Joan Lagge (EUA); Grupo Odin Theatret (Dinamarca); Tadashi Endo (Alemanha); Grupo Via Rossi (Itália); Tiche Vianna (SP); Matteo Bonfitto (SP); Cia. Mundo Rodá (SP); palhaço Chacovacci (Argentina), Grupo Udigrudi (Brasília), Pepe Nuñes (Espanha); mímico Victor de Seixas (SP); mímico Luís Louis (SP); Tiche Vianna (SP); Miquéias Paz (Brasília); dentre outros.

LORRANA FLORES

Formada pela Escola de Teatro Gustav Ritter (GO), atriz integrante do Grupo Sonhus Teatro Ritual onde atua nos espetáculos Travessia Kanu-shi; Q.Q.ISS?! As aventuras de Pendú e Camí do outro lado da lua e do arco-íris; A força da Terra; Setemundos e 1936- Lorca, a morte, o luar e o ovo da serpente; e é professora de teatro no Espaço Sonhus. Realizou com o grupo de teatro Revelação a peça Um vigarista no Olimpo (2008), atriz no filme Joshefine com a direção de Flávio Colatrello e Léo Niklevis (2012) e produtora no evento Dia Internacional do Teatro realizado pela Secult com supervisão de Edson Fernandes (2014). Atuou nos espetáculos Bullying, Aconteceu Comigo! e Brega e Chique 1ª 2ª e 3ª edição (2012,2013,2014), pela Cia de Teatro Gustav Ritter com a direção de Edson Fernandes. Atualmente é graduanda no curso de Comunicação Social Bacharelado em Publicidade e Propaganda.

Memorial

2011

Leia Mais

2010

Leia Mais

2009

Leia Mais

2008

Leia Mais

2007

Leia Mais

2006

Leia Mais

2005

Leia Mais

2004

Leia Mais

2003

Leia Mais

2002

Leia Mais

2001

Leia Mais

2000

Leia Mais

1999

Leia Mais

1998

Leia Mais

1997

Leia Mais

1996

Leia Mais