EBA – Escola de Bastidores das Artes

A Escola de Bastidores em Arte divide-se em três vertentes: iluminaçãoe sonorização de palco; Direção de Arte – figurinos, cenários e maquiagens; eProdução cultural. O aluno poderá escolher a que ele mais se interessa.Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas vertentes:

Iluminação e Sonorização de Palco

Tem o foco voltado para iluminação e sonorização de espetáculos eeventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação. Durante ocurso, além das aulas teóricas, os alunos têm a oportunidade de aprender naprática, com aulas em um teatro.

O objetivo é ter umavisão aprofundada da iluminação cênica, abordando conceitos comotemperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e avisão humana, são também enfocados temas como: eletricidade básica,diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem.

Nas aulas de sonorização, será apresentada a prática desonorização de apresentações e eventos, focando a regulagem de som, Tiposde equipamentos e aplicações, Mesa de som (analógica e digital), Cabos eligações, Caixas Acústicas, Potências, Acústica, Conceitos básicos de áudio.

Direção de Arte – figurinos, cenários e maquiagens.Curso teórico e prático que estabelece um panorama na criação defigurinos, cenários e maquiagens para teatro.No primeiro módulo, figurinos, serão realizadas aulas práticas, passandopelo processo de corte e costura até conceituações mais complexas paracriação de figurinos para personagens variados, de modo que o aluno possaexplorar as possibilidades na concepção para peças de teatro.

No segundo módulo, cenários, o aprendiz recebe noções básicas dofazer cenográfico. O foco central é o conhecimento e experiência direta deobjetos, materiais, ferramentas e técnicas para projetar e conceber cenários,numa proposta de trabalho dinâmica e coletiva.

E no terceiro módulo, maquiagem, a proposta é possibilitar oaprendizado de técnicas de maquiagem e auto-maquiagem, ampliando oconhecimento técnico e as habilidades do artista na criação de personagens apartir da caracterização.

Produção Cultural

Curso de produção e gestão cultural que engloba as áreas de teatro,música e produção de eventos. Neste curso são abordadas técnicas teóricas epráticas passando por todos os mecanismos, desde o seu planejamento,legislação – incentivo à cultura municipal, estadual e federal, editais depatrocínio e outros mecanismos, captação de recursos, apresentação dosprojetos, organização/viabilização da execução, prestação de contas, etc.O curso visa a formação de um profissional que estará em melhorposição para formatar, promover e financiar seus projetos, bem como dar contados resultados para financiadores e para a sociedade.As aulas contarão com um professor orientador qualificado quedisponibilizará conteúdo e atividades, serão realizadas em forma de semináriostendo cada semana um profissional diferente da área, convidado para ministrarpalestras e bate-papos. Os estágios práticos serão feitos no próprio Ponto deCultura, onde os alunos colocarão a mão na massa para produzir pequenoseventos do espaço, sempre com a orientação de um professor, planejando,dividindo funções e executando ações, para que saiam do curso com umabagagem teórica e prática na Produção Cultural.

Os módulos a serem trabalhados são: Elaboração de Projetos Culturais;Captação de Recursos; Execução de Eventos e Gestão de Grupos e EspaçosCulturais.